Projeto Água Também é Mar

Desde o início de 2010 o Centro escola Mangue realiza o projeto Água Também é Mar – Escola dos Povos do Mangue. O Projeto tem o objetivo de recuperar e conservar as áreas estuarinas de Pernambuco por meio de  iniciativas que envolvam a participação das comunidades.

O Água também é mar foi contemplado no Programa Petrobras Ambiental e atua diretamente nos estuários dos rios Una (município de São José da Coroa Grande), Ipojuca/GL2 (município de Cabo de Santo Agostinho ), Capibaribe (município do Recife) e rio Goiana (município de Goiana).

Este slideshow necessita de JavaScript.


O projeto trabalha de forma integrada envolvendo ações como: (monitoramento e reflorestam ento das áreas; oficinas de educação e capacitação; resgate das produções e tradições estuarinas que valorizem as culturas locaisproposições de políticas públicas, etc.). Tudo com o objetivo de implementar uma gestão sustentável dos recursos e da biodiversidade estuarina nessas regiões.
.
Para Luciana Silva, coordenadora do Centro Escola Mangue Esse projeto é de suma importância pois as áreas estuarinas desses rios têm grande relevância para o sistema costeiro de Pernambuco, suas bacias participam de mais de 60% da economia pernambucana e recebem a carga de poluição de mais de 80 municípios do Estado. Os manguezais são ambientes frágeis e essenciais na manutenção da vida marinha, são filtros naturais da degradação destes rios e da contenção do avanço do mar, de berçário e de estadia de fauna migratória, além de garantir a subsistência de milhares de famílias.

Rede de Educadores e  Amigos – Para favorecer a troca de informações e a articulação de ações entre os participantes dos quatro estuários e  foi criada a Rede de Educadores e Amigos do Mangue. Qualquer um pode participar, colaborar com as atividades e compartilhar avisos e notícias. Para visitar o espaço virtual clique aqui.

Grupos do Google
Participe do grupo Rede de Educadores e Amigos do Mangue
E-mail:

Visitar este grupo

Para conhecer mais detalhes sobre o Projeto:


Deixe um comentário

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed